Projeto de Vida



Neste espaço estaremos abordando cada um dos seis objetivos do

“PROJETO DE VIDA 2013”:
Espiritual;
Material;
Estudantil;
Profissional;
Relacionamento e
Família.

A cada dois meses estaremos trabalhando um tema.



RELACIONAMENTO


UM TRIÂNGULO AMOROSO PERFEITO


Estamos iniciando a penúltima área do nosso projeto de vida, trata-se da área de relacionamento, falaremos aqui de algo que pouca gente sabe: Como viver um triângulo amoroso perfeito. Fique atento e boa leitura.









“NAMORO É COMPROMISSO. DEVE TER EM MENTE O MATRIMÔNIO”

1- Não namore pessoas que não sirvam a Deus:
Gn. 24:2 E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, 3 para que eu te faça jurar pelo Senhor, Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.
7 O Senhor, Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua semente darei esta terra, ele enviará o seu Anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.
II Co.6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

O livro de Juizes a partir de o capitulo 14 narra a desgraça que se tornou a vida de Sansão por não escolher uma filha de Deus como sua companheira.

2- Namore alguém disposto:

- A Servir: Gn. 24:11 E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo em que as moças saíam a tirar água. 12 E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me, hoje, bom encontro e faze beneficência ao meu senhor Abraão! 13 Eis que eu estou em pé junto à fonte de água, e as filhas dos varões desta cidade saem para tirar água; 14 Seja, pois, que a donzela a quem eu disser: abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos, esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque; e que eu conheça nisso que fizeste beneficência a meu senhor.
16 E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem varão não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro, e subiu. 17 Então, o servo correu-lhe ao encontro e disse: Ora, deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro. 18 E ela disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se, e abaixou o seu cântaro sobre a sua mão, e deu-lhe de beber. 19 E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber. 20 E apressou-se, e vazou o seu cântaro na pia, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos.
Tt. 2:4 a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, 5 a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada. 6 Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos. 7 Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras.

- A Compartilhar os Problemas:
Ec. 4:9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10 Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.

- A Orar (principalmente quando se sentirem tentados):
Mt. 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
I Tm. 4: 5 porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.


- A Viver o “Triângulo Amoroso Perfeito”:
O Triângulo:
DEUS está no alto ligando os dois a Ele. Estando acima Ele pode vigiá-los e abençoá-los.
ele e ela estão na mesmas condições submissos a vontade de Deus.
As linhas que formam o triângulo significam o amor. O amor a DEUS vindo dele ou dela deve ser maior do que o amor entre ambos.  Qualquer alteração na posição dos sujeitos que formam o triangulo seria catastrófico para o relacionamento.

Deus está na mesma condição dele (dela) submissos aos desejos dele (dela). Deus está impossibilitado de abençoá-los estando nesta posição. Ele (ela) passa a viver para satisfazer os desejos dela (dele), deixando as coisas de Deus para segundo plano.

Não há lugar para Deus nesta relação. Os dois vivem apenas para se satisfazerem. O triângulo agora é uma flecha que aponta que Deus está sendo retirado por ele e ela desta relação. Este é o pior namoro. Não há temor a Deus.

Nos dois últimos triângulos ele e ela estarão mais propícios a avançarem o sinal.

3- Não avance o sinal:

“Namorar é necessário mas todo cuidado é pouco. O desejo sexual pode ser comparado a uma granada. Uma vez retirado o pino ele explode muito rápido. Abraços, carícias, beijos em excesso estimulam o desejo pelo sexo”. A bíblia condena o sexo antes do casamento.

I Te. 4:4 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, 5 não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;
Hb. 13:4 Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.
I Co 7:9 Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.

4- Namore por amor e não por desejos:

O livro de II Samuel no capitulo 13 narra o historia de Anmon que desejou sexualmente sua meia irmã e a desgraçou.

Ef. 5:25 Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.
I Co. 13:4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, 5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

"O perfeito Triângulo Amoroso consiste em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".  Marcos.12:30-31

***


ÁREA PROFISSIONAL


NOVE CARATERÍSTICAS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL


Muitas lições podemos tirar dos capítulos 37,39,40 e 41 do livro de Gênesis, a narrativa da história de “Jose do Egito”, mas focaremos os aspectos profissionais da vida desse personagem. Estarei destacando 9 características que fizeram de José um homem de sucesso na Área Profissional. Tê-las te fará um profissional de valor para o mercado de trabalho.
Os textos bíblicos abaixo estão na versão Bíblia na Linguagem de Hoje.




- Seja Forte:

“Quando alguns negociantes midianitas passaram por ali, os irmãos de José o tiraram do poço e o venderam aos ismaelitas por vinte barras de prata. E os ismaelitas levaram José para o Egito”. Gn. 37:28

José sofreu um golpe muito grande, perdeu o conforto do lar e a segurança da família. Sem dúvida foi preciso ser muito forte para encarar sua nova realidade: sem casa, sem os pais, sem família, sem amigos, sem dinheiro, sem liberdade e sem emprego.
Muitas vezes podemos nos encontrar como ele, quando nosso cenário atual não é favorável. Não temos o apoio financeiro dos pais, nosso currículo não é bom o suficiente por falta de experiência, não se tem experiências porque não se teve oportunidades, as oportunidades oferecidas são de remuneração baixa em atividades desinteressantes. Ser forte e determinado neste momento é fundamental para passarmos esta fase. Seja forte para fazer disto uma fase e não uma situação definitiva.

- Seja Esforçado:

“José foi levado para o Egito, onde os ismaelitas o venderam a um egípcio chamado Potifar, um oficial que era o capitão da guarda do palácio”. Gn. 39:1
“O dono de José viu que o Senhor estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia. Gn.39:3

O primeiro trabalho de José não era grande coisa. Como escravo não tinha salário, carteira assinada, plano de saúde ou férias. Possivelmente seu trabalho era braçal e cansativo.  No verso acima percebe-se que José era dedicado ao trabalho quando se diz que Deus abençoava tudo o que ele fazia. Há um principio interessante aqui: o de que Deus é justo. Ele só poderia abençoar o trabalho de Jose se este estivesse ali realmente trabalhando. Temos que ser esforçados no nosso trabalho, fazendo o que temos que fazer e se possível além do que nos pedem para fazer. Isto agrada o coração de Deus e a recompensa virá dele.

- Seja Fiel:

“José achou graça a seus olhos e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa e entregou na sua mão tudo o que tinha.” Gn. 39:4
Potifar entregou nas mãos de José tudo o que tinha e não se preocupava com nada, a não ser com a comida que comia.” Gn. 39:6

José achou graça diante do seu senhor (patrão) porque a fidelidade era característica presente em seu caráter. Cumprir os horários, não faltar ao trabalho, ser ético, não usar do trabalho ou das coisas do trabalho para proveito próprio, exemplo: utilizar materiais do trabalho como carros, telefone, impressoras, computadores, internet, em interesse pessoal, inclusive muitas vezes durante a jornada de trabalho (facebook, email, youtube), sem permissão, são provas de infidelidade. Por ser fiel e esforçado José foi promovido.

- Seja Responsável:

“Algum tempo depois, a mulher do seu dono começou a cobiçar José. Um dia ela disse:
– Venha, vamos para a cama.
Ele recusou, dizendo assim:
– Escute! O meu dono não precisa se preocupar com nada nesta casa, pois eu estou aqui. Ele me pôs como responsável por tudo o que tem. Nesta casa eu mando tanto quanto ele. Aqui eu posso ter o que quiser, menos a senhora, pois é mulher dele. Sendo assim, como poderia eu fazer uma coisa tão imoral e pecar contra Deus?” Gn. 39:7-9

Ser responsável é agir de forma que mesmo como empregado você se coloca a defender os interesses da empresa (patrão) como se ela mesma fosse sua. Essa responsabilidade nunca fará você tomar alguma decisão ou agir de forma que venha acarretar em prejuízos ou transtornos para empresa.

- Seja Disposto:

“Mas um dia, como de costume, ele entrou na casa para fazer o seu trabalho, e nenhum empregado estava ali. Então ela o agarrou pela capa e disse:
– Venha, vamos para a cama.
Mas ele escapou e correu para fora, deixando a capa nas mãos dela. Quando notou que, ao fugir, ele havia deixado a capa nas suas mãos, a mulher chamou os empregados da casa e disse:
– Vejam só! Este hebreu, que o meu marido trouxe para casa, está nos insultando. Ele entrou no meu quarto e quis ter relações comigo, mas eu gritei o mais alto que pude.” Gn. 39:11-14
“Quando ouviu essa história, o dono de José ficou com muita raiva. Ele agarrou José e o pôs na cadeia onde ficavam os presos do rei. E José ficou ali. Mas o Senhor estava com ele e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro. Este pôs José como encarregado de todos os outros presos, e era ele quem mandava em tudo o que se fazia na cadeia. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava entregue a José, pois o Senhor estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia”. Gn. 39:19-23

José sofreu um novo golpe mais mostrou-se disposto a superar mais uma vez uma fase difícil.
Algumas vezes as coisas não podem sair do jeito que planejamos ou circunstâncias podem nos causar perdas do que conquistamos. Exemplo: a empresa precisou fazer cortes de funcionários. Mesmo se mostrando esforçado, fiel e responsável não é ou não se sente reconhecido por isto. Esteja disposto a encarar novos desafios, voltar ao ponto zero se for preciso. Nunca deixe se abater e continue sempre focado em seus sonhos e objetivos.

- Seja Prestativo:

“Certa noite, ali na cadeia, o copeiro e o padeiro tiveram um sonho cada um. E cada sonho queria dizer alguma coisa. Quando José veio vê-los de manhã, notou que estavam preocupados. Então perguntou:
– Por que vocês estão com essa cara tão triste hoje? Gn. 40:5-7
“Então o chefe dos copeiros contou o seu sonho. Ele disse:
– Sonhei que na minha frente havia uma parreira que tinha três galhos. Assim que as folhas saíam, apareciam as flores, e estas viravam uvas maduras. Eu estava segurando o copo do rei; espremia as uvas no copo e o entregava ao rei.
José disse:
– A explicação é a seguinte: os três galhos são três dias. Daqui a três dias o rei vai mandar soltá-lo. Você vai voltar ao seu trabalho e servirá vinho ao rei, como fazia antes. Porém, quando você estiver muito bem lá, lembre de mim e por favor tenha a bondade de falar a meu respeito com o rei, ajudando-me assim a sair desta cadeia.” Gn. 40:9-14

Seja prestativo com todos, procure tratar a todos com respeito, se possível seja gentil e solicito com os problemas dos outros. Atitudes como estas podem abrir portas no futuro.

- Seja Competente:

“Então o rei mandou chamar José, e foram depressa tirá-lo da cadeia. Ele fez a barba, trocou de roupa e se apresentou ao rei.”
Então o rei disse:
– Eu tive um sonho que ninguém conseguiu explicar. Ouvi dizer que você é capaz de explicar sonhos. Gn. 41:14-15

Busque capacitar-se com esforço e dedicação. Busque estar sempre se aprimorando, estudando e sendo humilde para apreender com os mais experientes.
Ser competente está na atitude de por em pratica o conhecimento adquirido através da capacitação.

- Seja um Solucionador de Problemas:


Então José disse ao rei:
– Os dois sonhos querem dizer a mesma coisa. Por meio deles Deus está dizendo ao senhor o que ele vai fazer. Gn. 41:25
Virão sete anos em que vai haver muito alimento em todo o Egito. Depois virão sete anos de fome. Gn. 41:29
E José continuou:
– Portanto, será bom que o senhor, ó rei, escolha um homem inteligente e sábio e o ponha para dirigir o país. O rei também deve escolher homens que ficarão encarregados de viajar por todo o país para recolher a quinta parte de todas as colheitas, durante os sete anos em que elas forem boas. Durante os anos bons que estão chegando, esses homens ajuntarão todo o trigo que puderem e o guardarão em armazéns nas cidades, sendo tudo controlado pelo senhor. Assim, o mantimento servirá para abastecer o país durante os sete anos de fome no Egito, e o povo não morrerá de fome.
O conselho de José agradou ao rei e aos seus funcionários. E o rei lhes disse:
– Não poderíamos achar ninguém melhor para dirigir o país do que José, um homem em quem está o Espírito de Deus.
Depois virou-se para José e disse:
– Deus lhe mostrou tudo isso, e assim está claro que não há ninguém que tenha mais capacidade e sabedoria do que você. Você vai ficar encarregado do meu palácio, e todo o meu povo obedecerá às suas ordens. Só eu terei mais autoridade do que você, pois sou o rei. Neste momento eu o ponho como governador de todo o Egito. Gn. 41:33-41

Ao deparar um com problema na empresa procure encarar o problema de frente, seja racional, haja com interesse em resolve-lo, procure e proponha soluções para o mesmo. Não coloque panos quentes ou ignore. Problemas são para serem resolvidos. Encare-os como possibilidades. Pessoas que resolvem problemas são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.

- Seja um parceiro de Deus:


Quando olhamos para trajetória profissional de José, percebemos que ele em tudo tinha a benção de Deus. Buscar ter Deus como parceiro em nossa vida profissional é fundamental. Devemos ter fé de que Ele estará conosco mesmo quando as coisas parecem não estar dando certo. Devemos entregar nas mãos dele nossos anseios e dificuldades. Trabalhar com esforço, buscando ser fiel, responsável, disposto, prestativo e competente fará que nos tornemos solucionadores de problemas, e com a ajuda de Deus para tudo isto seremos muito mais fortes e felizes.

***

ÁREA ESTUDANTIL


FÉ, DEDICAÇÃO E DISCIPLINA

Cada um dos temas que temos estudado e colocado diante de Deus no “Projeto de Vida”, deixa claro que é necessário buscar uma parceria com o Eterno. Cada um fazendo a parte que nos cabe e Ele nos abençoando pelo nosso esforço e fé.

“Esforça-te e tem bom ânimo, não temas, porque o Senhor Deus está contigo. Js.1:9

A juventude é fase da vida em que o ato de estudar, deve ser levado mais a sério. É quando se percebe que o mundo é competitivo e que os mais preparados tem vantagem sobre os demais.
Preparar-se para um vestibular por exemplo, exige muita dedicação e disciplina.

O livro de Daniel narra a história de quatro jovens que através da fé, dedicação e disciplina, alcançaram o favor de Deus.                                   

“O rei Nabucodonosor mandou que escolhesse entre os israelitas alguns jovens. Todos eles deviam ser inteligentes, instruídos e ser capazes de aprender a língua e estudar os escritos dos babilônios. Também deveriam se alimentar dos alimentos sugeridos pelo Rei e assim ao final de três anos seriam selecionados para o serviço real. Dn. 1:3-5
“Entre eles estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá.” Dn. 1:6
Estes decidiram não se contaminarem com a porção do manjar do rei. Dn. 1:8
“Então, disse Daniel ao chefe dos jovens: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, fazendo que se nos dêem legumes a comer e água a beber.” Dn. 1:11-12
“E, ao fim dos dez dias, seus semblantes eram melhores do que dos demais.” Dn.1:15
Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, e também a Daniel o dom de explicar visões e sonhos.
No fim dos três anos os jovens foram levados até o rei Nabucodonosor. Este falou com eles, e entre todos não havia quem se comparasse a tais. Por isso, ficaram trabalhando no palácio. Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.” Dn. 1:17-20 (Versão Bíblia na Linguagem de Hoje)

Dedicação: Os quatro jovens em questão tinham o futuro incerto, pois assim como o restante da nação de Israel foram levados como escravos para reino da Babilônia.
No entanto por serem dedicados aos estudos, tiveram uma chance de participar de um “Concurso Publico”.

Disciplina: durante três anos deveriam se preparar;

Fé: acreditavam que Deus os ajudaria, por isso decidiram agradar a Deus em tudo.

Certamente Deus estará olhando para os seus filhos do século XXI que se dedicam a uma disciplina de estudo, sem se esquecer dos valores cristãos.

Aqueles jovens decidiram agir diferente dos padrões mundanos da época. Não foi uma tarefa fácil. Assim como não é fácil em nossos dias conciliar:
- família, escola, trabalho, lazer, igreja, etc;
- Atividades que não tomem o sábado;
- Concursos pré-vestibulares que os praticantes dos mandamentos de Deus, têm que ficar por horas “trancados” em uma sala, sem se comunicar com ninguém, aguardando o por do sol.
- Enfrentar o preconceito (bullying), por sua fé em Deus.

Mas os que não se deixam abater por tais coisas e continuam estudando, se dedicando e confiando, jamais serão por Deus esquecidos e com fé alcançarão a benção do Senhor.

***

ÁREA MATERIAL


PARTE 2: O DÍZIMO

Um ponto muito importante para que o cristão venha ser abençoado materialmente é o DÍZIMO.
Ainda com referência a “Doutrina da Prosperidade”, esta vem colocando o dízimo como a garantia de conquista incondicional de bens e riquezas.
Porém quando analisamos a Bíblia descobrimos que o dízimo é um mandamento e como todo mandamento, tem como conseqüência uma benção ou uma maldição.

A MALDIÇÃO:

Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos DÍZIMOS e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim. Malaquias 3:7-9

A BENÇÃO:

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. Malaquias 3:10

O que é o Dízimo?
A palavra dízimo significa a décima parte de algo.
Examinando Gn. 14:20, Gn. 28:22; Dt. 14:22; Mt. 23:23 e Hb.7:2, vemos que o dízimo é entregar (devolver) a DEUS a décima parte de nossa renda.

Algumas pessoas afirmam que o dízimo fazia parte dos mandamentos da antiga aliança e por isso acreditam não ser mais necessário observe-lo nos dias de hoje. Mas o que vemos nos textos a seguir é que o dízimo foi praticado pelos patriarcas Abraão e Jacó, muitos anos antes do Êxodo.

“Porque Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão... e o abençoou; A quem também Abraão deu o dízimo de tudo. Hb 7:2, Gn.14:20

“E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir... o Senhor será o meu Deus... e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” Gn. 28:20-22

No Novo Testamento, encontramos Jesus censurando os fariseus. Mesmo em sua exortação a pratica da justiça, bondade e honestidade, complementou dizendo que o dízimo não deve ser esquecido.

“Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras.” Mt. 23:23 (BHL)

Reconhecendo que o dízimo devidamente pertence a Deus (Ml.3:7-9), podemos ainda aplicar mesmo conceito de Mt. 22:21:

“Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus.”

  • 90% são do Homem.
  • 10% são de Deus.
  • 100% Deus concede ao homem, quando dá a este o emprego, a capacidade, energias e condições de geração de renda.
  • 10% o homem deve devolver a Deus, como gratidão.

Concluímos entendo que o dízimo não é nenhum objeto de troca ou barganha para com Deus. Mas sim uma forma genuína de gratidão de um filho para com seu Pai.
O Pai alegrando-se com a atitude do filho passa abençoá-lo, protegendo as suas finanças.

“Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril e todos vos chamarão de Felizes.”
Malaquias 3:11-12(BLH)


PARTE 1: DEUS SUPRE NOSSAS NECESSIDADES


A segunda área do Projeto de Vida 2013 é a Material.
Hoje, infelizmente por influência do mundo capitalista, algumas pessoas se deixam levar pela chamada “Doutrina da Prosperidade”. Tal doutrina induz indivíduos fazerem barganha com Deus, quando se desfazendo de algo “exigi-se” de Deus muito mais em troca.
“Você tem que determinar a benção!” “Quando se pede em nome de Jesus, Deus é obrigado pela sua própria palavra atender você.” Estas são algumas das frases que são ditas pelos defensores da doutrina.
Por outro lado existem pessoas que acreditam que a vontade de Deus é que o homem viva sem expectativas materiais, pois bens são passageiros e produz a apenas a vaidade.
Não temos como finalidade defender uma ou outra doutrina, mas sim buscar na palavra de Deus a melhor orientação sobre o tema.

Quando paginamos a bíblia encontramos exemplos de homens tementes a Deus e que se tornaram prósperos: Abraão, Isaque, Jacó, José, Jó, Davi, etc.
Aprofundando na vida de cada um, o que se percebe em comum neles, é o fato de que os seus corações não estavam em suas riquezas, mas em Deus. 
Disse Jesus: “Não podeis servir a Deus e as riquezas.” Lc. 16:13

Deus tem prazer em conceder bens para aqueles que o servem verdadeiramente por amor e não por interesse.

“Não andeis, pois, inquietos por coisa alguma... Pai celestial bem sabe que necessitais... Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt. 6:31-33.

Seja um servo fiel a Deus, o amando em qualquer circunstancia, pois a fidelidade e amor dado a Ele resultará em benção para você.


****


ÁREA ESPIRITUAL


Iniciamos refletindo sobre nossa VIDA ESPIRITUAL, abordando o tema Viver em Oração. Daremos seqüência falando sobre o Espírito Santo, pois um crescimento espiritual pleno só é possível pela ação dele em nós.

PARTE 2: O ESPÍRITO SANTO


O que é o Espírito Santo?

 É o poder de Deus.

“Mas, quanto a mim, o Espírito do Senhor me dá poder, amor pela justiça e coragem para condenar os pecados e as maldades do povo de Israel.” Mq.3:8

Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; Lc. 1:35.

Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. Lc. 4:14.

Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. Lc.24:49

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra”. At. 1:8

Sabem também como Deus derramou o Espírito Santo sobre Jesus de Nazaré e lhe deu poder. At. 10:38

E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. Rm. 15:13

Pelo poder de sinais e milagres e pelo poder do Espírito de Deus. Assim, viajando desde Jerusalém até a província da Ilíria, tenho anunciado de modo completo o evangelho a respeito de Cristo. Rm. 15:19

A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, 5para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. I Co. 2:4-5


É o próprio Deus.

A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Gn. 1:2

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados. Is.61:1
Deus é espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Jo.4:24

Mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; ele vos batizará com o Espírito Santo com fogo. Mt.3:11

Porque o nosso Deus é um fogo consumidor. Hb.12:29

Mas o Espírito (Deus) expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé. I TM.4:1

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito (Deus) diz às igrejas. Ap. 2:29


“A fundamentação bíblica é clara em mostrar que o Espírito Santo é o próprio Deus em sua essência e o seu poder quanto a sua manifestação.


POR QUE DEVEMOS DESEJAR TER O ESPÍRITO DE DEUS EM NÓS?


Para possuirmos maior resistência contra o pecado: (Rm. 8:5-9; Gl.5:17-18)

Para transformação do nosso caráter: (Gl.5:19-22; I Co.2:14-16)

Para termos paz e alegria, mesmo em tribulações: (At.13:50-52; Rm.14:17; Gl.5:22; I Ts.1:6)

Para sermos capacitados por Deus: (Lc. 12:12; Jo.14:26; Jo. 16:13; I Co.2:13)

Para que sejamos úteis para Deus:


  • Testemunhando (At. 1:8; At.4:8-13; At.8:29-35; At.11:22-24; At.13:2);
  • Realizando sinais e maravilhas (Joel 2:28-29; Rm.15:18-19; I Co.12:4-11);
  • Com autoridade contra o diabo e seus demônios (At.13:9-10; Ef.6:17)
  • Cuidando do rebanho de Deus (At. 6.3; I Co.14:1-4; Gl.6.1)

Porque quando temos o Espírito Santo em nós, somos habitação de Deus, assim temos certeza da nossa Salvação: (Jo.3:5; Rm.8:2; I Co.6:18-19; Gl.6:8; Ef.1:13-14) 



PARTE 1: VIVER EM ORAÇÃO

Como você tem se alimentado espiritualmente?

Você tem buscado maior contato com Deus?

Tem orado todos os dias?

Certamente a oração é um fator importantíssimo para quem deseja crescer espiritualmente. Orar é estabelecer um diálogo, uma conversa franca com Deus. O propósito de orar deve ser em buscar um relacionamento mais intimo com o nosso Pai Celestial, conhecer sua vontade e submeter-se a ela.


PARA QUE SUA ORAÇÃO SEJA EFICAZ É NECESSÁRIO:


SER HUMILDE QUANDO ORAR:
Disse Jesus: Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas...”
Mas o cobrador de impostos batia no peito e dizia: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!”
Jesus terminou, dizendo:
Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido. 
(Lc.18:10-14 BLH)

GLORIFICAR A DEUS:
“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.”
“Porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!”
(Mt. 6:9 e 13)

SER GRATO:
E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: “Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.”  (Jo 11:41);
“Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus.” (I Ts. 5:17-18)

NÃO USAR DE VÃS REPETIÇÕES (rezas, terços...):
“E orando, não usem de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos.” (MT.6:7)

ORAR COM PROPÓSITO:
Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” (I Pe. 5:7 BLH)
Assim sabemos que Ele nos ouve quando lhe pedimos alguma coisa. E, como sabemos que isso é verdade, sabemos também que Ele nos dá o que lhe pedimos.” (I Jo. 5:15 BLH)

TER FÉ:
“Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração.” 
(Mt. 21:22 BLH)

ORAR EM NOME DE JESUS:
“A fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.” (Jo. 15:16b)
“Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.” (Jo. 16:23)


Se você leu tudo até aqui, você já sabe como orar, por que não começar agora?


Notas:
- Em vermelho: palavras de Jesus.
- BLH: Bíblia na Linguagem de Hoje

1 comentários:

  1. Todos os projetos são maravilhosos e por estarem de acordo com a palavra de Deus devem ser buscados. Deus tem bençãos para o seu povo basta buscarmos Sua presença não por interesse e sim por amor.

    ResponderExcluir